Costumes que prejudicam a Saúde

1. Mastigar gelo: perversão do apetite é uma condição que leva as pessoas a desejarem mastigar não-alimentos, como papel e gelo, e normalmente é desencadeada por deficiências nutricionais. Mastigar gelo também pode sinalizar problemas emocionais, tais como estresse e transtorno obsessivo compulsivo. Para parar, evite pedir bebidas com gelo e leve o problema ao médico. 

2. Má postura: se você fica com as costas curvadas quando senta ou gosta de passar horas “largado” no sofá, cuidado. Os músculos das costas e ligamentos têm de trabalhar mais para mantê-lo equilibrado e os resultados são dores na região e também de cabeça, além de fadiga. Portanto, fique sempre atento à postura, faça alongamentos e procure um ortopedista caso tenha problemas para se manter de maneira adequada. 

3. Roer unhas: não é um hábito higiênico, já que as unhas entram em contato com teclado, portas, animais, descargas, maçanetas. Se tende a roer a cutícula também, pode desenvolver até uma infecção. Como é o caso de muitos hábitos, pode ser um sinal de problemas emocionais, como estresse ou ansiedade. Para eliminá-lo, vale apostar em produtos que deixam sabor ruim nas unhas e manter a boca ocupada com chiclete. Preste atenção ao que desencadeia a vontade. Caso seja ansiedade ou nervoso, procure um psicólogo.  

5. Estalar os dedos: enquanto sua mãe pode ter insistido que o hábito vai levar à artrite, pesquisas desmentem esse mito. No entanto, Peter Bonafede, diretor médico do Centro de Artrite Providência, nos Estados Unidos, aponta casos de pacientes que deslocaram os dedos e rasgaram o ligamento do polegar. Fora isso, o som do estalar de dedos pode incomodar quem está por perto.  Diga aos seus amigos e familiares que quer abandonar o costume, o que o fará se sentir mais responsável para mudar. 

0 comentários:

Postar um comentário